terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Lava-louças Electrolux: acabou

Há pouco mais de dois anos, adquiri uma lava louças Electrolux, modelo LE09B.
A máquina é (ou era) excelente.

Há três semanas, infelizmente e sem motivo aparente, a lava louças parou de funcionar adequadamente. 
As hélices não giram mais, impedindo que as louças sejam limpas, talvez um problema na eletrobomba.
Trata-se de um produto caro e que apresentou problemas cedo.
Para realizar um orçamento e descobrir o problema na máquina, entrei em contato com a única Assistência Técnica Autorizada em minha cidade (Santa Rosa - RS), Servitec Santa Rosa.
Neste momento, a falta de profissionalismo e agilidade agravaram o fato eu de estar sem lava louças funcionando, precisando lavar as louças manualmente.
O prazo para o técnico vir em minha casa somente para avaliar a lava louça era de uma semana, tempo exagerado se considerarmos que ainda seria necessário descobrir o problema, fazer orçamento, encomendar uma possível peça, efetuar a substituição. 
No dia e horário marcados não saí de casa, aguardando a visita técnica, marcada para as 14:30h. Por volta de 13h liguei na Assistência Técnica Autorizada para confirmar se estava tudo certo em relação ao agendamento. Fui informada então que o técnico se atrasaria um pouco, mas que eu não precisava me preocupar, pois ele viria, estava tudo confirmado.
A tarde foi passando e eu fiquei trancada em casa à espera. Quando eram quase cinco horas da tarde e como o técnico não havia chegado, entrei em contato novamente com a empresa. Neste momento, disseram-me que o técnico tentaria vir, mas que não sabiam que seria possível. Observem: agendamento realizado com uma semana de antecedência, como eles não poderiam cumprir?
Fui pessoalmente à Assistência Técnica e tive que cancelar o agendamento, já que a empresa não conseguia cumpri-lo.

A Electrolux oferece uma única Assistência Técnica Autorizada em minha cidade e o atendimento e serviços não correspondem ao padrão de qualidade mínimo esperado não apenas de uma empresa como a Electrolux, mas também de qualquer empresa.
A partir de agora, precisarei aprender a consertar eletrodomésticos já que a Electrolux, através de sua rede conveniada, não é capaz de sequer fazer a avaliação de uma lava-louças?
Eu continuo sem lava louças funcionando, lavando louças manualmente, decepcionada com a Electrolux.

Continuo sem lava-louças há três semanas.

Na semana passada, após reclamação no ReclameAqui, a Electrolux tentou entrar em contato via telefone uma vez. Infelizmente, no momento, estava ocupada e não pude atender a ligação. Após, entrei em contato com a empresa via SAC, pediram se eu aceitaria uma nova tentativa de visita do técnico para consertar/verificar a lava-louças. Sendo esta a única opção disponível e apesar de a Autorizada já ter descumprido um agendamento anterior, aceitei a proposta, isso foi na quinta-feira, por volta das 13h30. Não tendo recebido nenhum retorno, segunda-feira novamente contatei a Electrolux, fui informada de que ainda estavam aguardando a resposta da Autorizada.

Cada vez mais desanimada, constato que ter lava-louças foi ao mesmo tempo uma experiência incrível e péssima. Explico: a praticidade, tempo útil, limpeza da lava-louças me fizeram acreditar que a vida das pessoas no Brasil poderia ser melhor, mais eficiente, com eletrodomésticos inteligentes. Por outro lado, a dificuldade em conseguir consertar o eletrodoméstico, a demora em realizar uma simples avaliação, a curta vida útil da lava-louças, o estresse causado por algo que seria simples de resolver, tudo isso me faz perceber que infelizmente ainda vivemos em um país de terceiro mundo, no qual os serviços e produtos não funcionam adequadamente.

Lava-louças foi um sonho que durou pouco. Desculpem o desabafo: é difícil saber que tudo poderia ser diferente, mas não é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário